* ORGANIZAÇÃO *
O CIRCUITO NACIONAL DE MONTANHA 2015 é uma organização conjunta da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, TERRAS DE AVENTURA e as diversas entidades (Câmaras, Juntas de Freguesia, Colectividades, etc.) que organizam cada uma das jornadas – competições que o integram.
* COMPETIÇÕES *
8 de Março XXXIII 12 KMS MANTEIGAS – PENHAS DOURADAS
22 de Março XIII TRILHOS DE MOGADOURO – AMENDOEIRAS EM FLOR
31 de Maio 2º TRAIL CTM VILA POUCA DE AGUIAR *
IV CAMPEONATO DE PORTUGAL FPME DE MARATONA EM MONTANHA 2015
7 de Junho 1ª SUBIDA DA SERRA DE BORNES – ALFÂNDEGA DA FÉ
5 de Julho II TRILHOS DO MARÃO
19 de Julho 9º CROSS DE S.BRÁS – GRANDE PRÉMIO DE ATLETISMO DA GRANJA
1 de Agosto XV TRILHO DOS MOUROS – ARESTAL 2015
30 de Agosto VIII CORRIDA DOS MOINHOS DE PENACOVA
20 de Setembro VII CORRIDA DAS VINDIMAS DE CASTELO DE PAIVA
15 de Novembro II SUBIDA DO MARÃO – SANTA MARTA DE PENAGUIÃO
VIII CAMPEONATO DE PORTUGAL FPME DE QUILÓMETRO VERTICAL 2015
22 de Novembro II TRAIL FESTA DA MONTANHA – SAMBADE (ALFÂNDEGA DA FÉ)
IX CAMPEONATO DE PORTUGAL FPME DE CORRIDA EM MONTANHA 2015
6 de Dezembro XVII SUBIDA DO VALE DE SAMEIRO
* PARTICIPAÇÃO *
Admite-se a participação de qualquer atleta ou equipa, sem distinção de sexo ou nacionalidade, dentro dos escalões etários abaixo definidos. Considera-se concorrente ao CIRCUITO NACIONAL DE MONTANHA 2015 todo o atleta ou equipa que se classifique em cada uma das provas que integram esta iniciativa.
É da responsabilidade do participante a comprovação da condição física que permita a participação neste tipo de competições.
* ESCALÕES *
Masculinos: * Elites – 18 a 39 anos
* M40 – 40 a 44 anos
* M45 – 45 a 49 anos
* M50 – 50 a 54 anos
* M55 – 55 a 59 anos
* M60 – mais de 60 anos
Femininos: * Elites – 18 a 39 anos
* F40 – mais de 40 anos
NOTA: As idades acima indicadas dizem respeito ao dia da competição, obrigando-se os atletas a participar no escalão correspondente à sua idade no dia da prova.
* PONTUAÇÃO *
Por prova serão atribuídos pontos pela Classificação Geral – Masculina, Feminina e Equipas – e escalões, em cada um dos oito escalões anteriormente indicados. Os atletas ou clubes participantes nas provas curtas de cada jornada somam 50% dos pontos indicados nas respetivas tabelas.
Geral – 30 pontos ao 1º classificado(a), 27 ao 2º, 24 ao 3º, 22 ao 4º, decrescendo 1 ponto, sucessivamente, até ao 25º classificado(a) e seguintes, que somam 1 ponto.
Escalões – 15 pontos ao 1º classificado(a), 13 ao 2º, 11 ao 3º, decrescendo 1 ponto, sucessivamente, aos atletas classificados nas posições seguintes, até 1 ponto ao 13º classificado(a) e seguintes.
Equipas – 10 pontos à 1ª classificada, 8 à 2ª, 6 à 3ª, 5 à 4ª, decrescendo 1 ponto, sucessivamente, às equipas classificadas nas posições seguintes, até 1 ponto à 8ª classificada e seguintes.
NOTA 1: Os atletas filiados na FPME multiplicam a sua pontuação por 2, por prova, segundo a tabela de pontuação acima indicada para a classificação geral e escalões.
NOTA 2: A participação no IX CAMPEONATO DE PORTUGAL FPME DE CORRIDA EM MONTANHA 2015, IV CAMPEONATO DE PORTUGAL FPME DE MARATONA EM MONTANHA 2015 eVIII CAMPEONATO DE PORTUGAL FPME DE QUILÓMETRO VERTICAL 2015 será bonificada, multiplicando a pontuação obtida, na classificação geral, escalões e equipas, por 1,5. Esta bonificação acumula à indicada no parágrafo anterior para os atletas filiados na FPME.
NOTA 3: Sem prejuízo do indicado no regulamento específico de cada competição, a classificação colectiva determina-se através do somatório de tempos dos 3 primeiros classificados da geral de cada equipa, independentemente do escalão, após a qual se aplica a tabela de pontuação acima descrita para as Equipas.
NOTA 4: As Equipas compostas por 2 atletas filiados na FPME no conjunto dos 3 atletas válidos para a classificação coletiva bonificam a sua pontuação por 1,5 e as Equipas compostas por 3 atletas filiados na FPME bonificam a sua pontuação por 2.
* CLASSIFICAÇÃO FINAL *
Para a classificação final, Geral, Escalões e Equipas, serão consideradas as duas melhores pontuações obtidas entre o IX CAMPEONATO DE PORTUGAL FPME DE CORRIDA EM MONTANHA 2015, IV CAMPEONATO DE PORTUGAL FPME DE MARATONA EM MONTANHA 2015 eVIII CAMPEONATO DE PORTUGAL FPME DE QUILÓMETRO VERTICAL 2015, mais as 5 melhores pontuações no conjunto das restantes provas
Classificam-se no final do CIRCUITO NACIONAL DE MONTANHA 2015 todos os atletas e equipas que apresentem 3 resultados.
Serão proclamados vencedores, da Geral (Masculina, Feminina e Equipas) e Escalões, os atletas e equipas que obtenham a maior pontuação dentro do máximo permitido por este regulamento.
* DESEMPATE *
Em caso de empate individual, o desempate far-se-á a favor do(a) atleta que:
1. Tenha participado no maior número de provas;
2. Obtenha o maior número de pontos, segundo a tabela acima indicada na PONTUAÇÃO deste regulamento e tendo em consideração as bonificações possíveis, no conjunto do IX CAMPEONATO DE PORTUGAL FPME DE CORRIDA EM MONTANHA 2015, IV CAMPEONATO DE PORTUGAL FPME DE MARATONA EM MONTANHA 2015 eVIII CAMPEONATO DE PORTUGAL FPME DE QUILÓMETRO VERTICAL 2015;
3. Se classifique à frente o maior número de vezes;
4. Obtenha a melhor classificação numa das provas;
5. No total dos confrontos directos some o menor tempo;
6. Seja o mais velho.
Em caso de empate por equipas, o desempate far-se-á a favor da equipa que:
1. Se tenha classificado no maior número de provas;
2. Tenha o maior número de atletas classificados no conjunto de todos os escalões.
* PRÉMIOS *
Placas e medalhões aos 3 primeiros classificados da Geral Final – Masculina, Feminina e Equipas – e Escalões.
Diploma digital a todos os classificados finais – atletas e equipas.
Outros prémios a angariar e anunciar.
A cerimónia de entrega de prémios finais do CIRCUITO NACIONAL DE MONTANHA 2015 terá lugar a 6 de Dezembro de 2015, na Serra da Estrela, aquando da realização da XVII SUBIDA DO VALE DE SAMEIRO. A ausência dos premiados na referida cerimónia entende-se como renúncia ao prémio, revertendo o mesmo para a organização.
NOTA: Os atletas que mudem de escalão no decurso da época desportiva serão premiados pelo escalão onde obtiverem melhor classificação final.
* INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES *
As inscrições deverão ser efectuadas respeitando os modos e prazos de inscrição indicados por cada organizador, para as moradas indicadas no regulamento específico de cada competição.
Mais informações em FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE MONTANHISMO E ESCALADA* NAVE DESPORTIVA DE ESPINHO * APARTADO 226 * 4501-9109 ESPINHO
927 494 599 * www.fpme.org * www.terrasdeaventura.net