CAMPEONATO NACIONAL DE CORRIDA EM MONTANHA 2021

Regulamento

O Campeonato Nacional de Corrida em Montanha 2021 vai ser realizado em Castro Daire, na Serra de Montemuro, com delegação de organização na Associação de Atletismo de Viseu, e na Câmara Municipal de Castro Daire, com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo, no próximo dia 3 de outubro de 2021, a partir das 10:00 horas, designando-se a prova – Campeonato Nacional de Corrida em Montanha/2021. Em simultâneo realiza-se a prova Montemuro Vertical Run.

  1. PRINCÍPIOS GERAIS:

1.1 – O Campeonato Nacional de Corrida em Montanha 2021 será realizado no sistema “sempre a subir”, num traçado de acordo com as normas definidas pela FPA e pela WMRA.

2. PERCURSO

2.1 – A prova disputa-se no Município de Castro Daire, num percurso traçado no sistema “sempre a subir”, com partida em Parada de Ester (União de Freguesias de Parada de Ester e Ester), para seniores e veteranos femininos e masculinos, e em Mós (Associação Pedra Alta de Mós), para juniores femininos e masculinos, com meta na Serra de Montemuro.

3. PROGRAMA-HORÁRIO E DISTÂNCIAS

10:00 horas – Seniores e Veteranas Femininos – 9,74 km (958 D+)

10:10 horas – Seniores e Veteranos Masculinos – 9,74 km (958 D+)

10:30 horas – Juniores Femininos e Masculinos (partida em Mós) – 5,12 km (546 D+)

4. PARTICIPAÇÃO

4.1 – A participação no Campeonato Nacional é aberta somente a atletas Federados.

4.2 – Competirão para o Campeonato, os atletas federados dos escalões de Juniores, Seniores e Veteranos, de ambos os sexos.

4.3 – Podem também participar os atletas de nacionalidade estrangeira, de acordo com o prescrito no Regulamento Geral de Competições da FPA, para os Campeonatos Nacionais de Estrada e Corta-Mato.

5. INSCRIÇÕES

5.1 – Devem ser efetuadas pelos clubes ou atletas filiados, através da plataforma Lince da FPA até ao dia 27 de setembro de 2021.

6. CLASSIFICAÇÕES

6.1 – A classificação final coletiva de cada escalão é obtida pelo somatório das classificações dos três atletas melhores classificados de cada equipa, vencendo a equipa que somar menos pontos.

6.2 – Em caso de empate, o desempate será resolvido a favor da equipa cujo terceiro elemento fique melhor classificado.

7. PRÉMIOS

7.1 – Serão atribuídos medalhões FPA aos três primeiros classificados individualmente em juniores e seniores femininos e masculinos (os atletas sub-23 e veteranos contam para esta classificação). Serão complementarmente atribuídas medalhas aos três primeiros classificados do escalão de sub-23 e veteranos (+35 anos), femininos e masculinos.

7.2 – Serão atribuídas Taças FPA às equipas vencedoras no escalão de juniores femininos e masculinos e seniores femininos e masculinos (os atletas sub-23 e veteranos contribuem para a classificação do escalão de seniores femininos e masculinos). Aos três componentes das equipas vencedoras serão atribuídas medalhas FPA.

8. SECRETARIADO

8.1 – O levantamento de dorsais será efetuado no secretariado da prova em Parada de Ester no campo de futebol, a partir das 8h30. A entrega de prémios será efetuada no mesmo local, com horário previsto de início da referida cerimónia às 13 horas.

9. TRANSPORTE

9.1- É providenciado transporte do secretariado para a partida dos Juniores e da meta para o retorno a Parada de Ester e local de entrega de prémios.

10. CASOS OMISSOS

10.1 – Na ausência de normas específicas, os casos omissos serão resolvidos pela organização da prova e pela Federação Portuguesa de Atletismo, com base na regulamentação vigente e aprovada pela FPA e em face do parecer da Direção Técnica Nacional, sempre que se justifique.

Arquivo